Sintra é uma joia a 40 minutos de Lisboa. Pegamos o trem na estação Rossio, mas você pode conferir o site https://www.cp.pt/passageiros/pt para ver outras opções. Infelizmente, quando fomos comprar nosso bilhete, havia uma fila monstra e acabamos perdendo o trem que pensamos em pegar e não conseguimos chegar tão cedo a cidade quanto gostaríamos. Senti que teria sido ideal dormir lá uma noite e ter dois dias para explorar suas atrações com mais calma. Embora ela seja uma cidade com um centro fácil de andar e seja bem próxima a Lisboa, suas principais atrações são distantes umas das outras e enormes, de forma que passear com calma demanda bastante tempo.

Começamos nossa visita pela belíssima Quinta da Regaleira. O espaço era uma espécie de chácara de uma família abastada e com construções meio malucas num terreno enorme e cheio de natureza. Tem torre, foço, túneis, capela… É doido, divertido e grandioso!

Depois fomos ao Castelo dos Mouros (8 euros), que era uma edificação com propósitos militares do século 10. Ele fica no alto de uma montanha e te dá uma vista maravilhosa. Prepare-se para subir escadas!

Nosso dia terminou no Palácio da Pena (14 euros). Gente esse lugar também é bem doido. Parece meio barango, cheio de cores por fora, mas sei lá, é bonito, muito bonito. Ele terminou de ser construído em 1885, tem estilo arquitetônico romântico e a visita no interior te permite ver mobiliário de época. A área no entorno do palácio é um lindo e gigantesco parque que não tive tempo de visitar. Aff. Sintra só pode ser apreciada da maneira que merece, com, no mínimo dois dias inteiros de visita!

Dicas

  • Visite o Castelo e em seguida o Palácio da Pena. Eles são bem próximos e dá para ir a pé, desde que você esteja disposto a encarar um morro bastante íngreme.
  • Em Sintra, há ônibus para turistas que passam por todas as atrações mais importantes, eles são muito úteis e você pode comprar um bilhete que vale para todo o dia. No nosso caso, fizemos algumas coisas a pé e outras pegamos Uber. Tem um ponto inicial bem na saída da estação de trem. Há duas linhas. A 434 vai ao Palácio da Vila, Castelo dos Mouros e Palácio da Pena. A 435 vai à Quinta da Regaleira, Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate. Você pode pagar um bilhete que te dá direito a sair e entra no ônibus quantas vezes quiser no dia, naquela linha (5 euros para a 434 e 2,5 para a 435).
  • Se você se encanta mais com cidades menores, pense em reservar dois dias inteiros para Sintra e talvez menos tempo que havia pensado para Lisboa. Foi o que eu senti que deveria ter feito.
  • Chegue cedo a estação para pegar o trem para a cidade, nós enfrentamos uma fila gigante e acabamos saindo mais tarde que gostaríamos.
  • Vá preparado para andar. Tenha lanchinhos, água e sapado confortável.